19 de junho de 2016

Passeio a Coimbra

Pátio/ Paço das Escolas foi um dos lugares que eu fui visitar e hoje decidi falar um pouco sobre esse monumento.
É um conjunto arquitetónico que acolhe o núcleo histórico da Universidade de Coimbra, foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e encontra-se inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO desde junho de 2013.
O nome vem do forte portão e da bandeira de ferro. A partir de 1855, parte das suas instalações serviu como residência dos diversos reitores.
Vou falar agora sobre o interior e o que contêm e a sua história.

  • Porta Férrea 

 Destinada a comemorar a entrada do recinto universitário, foi a primeira obra posterior à aquisição do edifício. Apresenta as principais figuras da instituição da Universidade como o D.Dinis - foi quem originou a fundação, e o D.João ׀׀׀ - que a instalou definitivamente em Coimbra. Nos portais encontramos ainda representantes das antigas faculdades ( Teologia, Medicina. Leis).


  • Torre da Universidade 
 O relógio da Torre tinha um papel fundamental no quotidiano universitário, estando associado aos sinais sonoros emitidos pelos sinos, quatro no total, dos quais o mais conhecido ocupa a face voltada para o rio, sendo vulgarmente denominado cabra. A Torre foi recentemente alvo de intervenções que veio permitir aos visitantes a deslocação até ao topo onde temos uma vista magnifica da cidade de Coimbra.

Vista da Torre 











  • Via Latina 
Designa-se por Via Latina a longa varanda localizada na fachada principal. Foi construida no reinado de D. João V . A sua escadaria permanece ainda hoje o local central para os estudantes e antigos alunos, sendo aqui que são realizadas, por exemplo, as fotos de curso por ocasião da colocação das Fitas na pasta académica.


  • Sala grande dos Atos 
A sala grande dos Atos é onde se realizam as mais importantes cerimónias da vida académica, como por exemplo a defesa de tese do Doutoramento. Contêm telas representando os Reis de Portugal (de D. Afonso Henriques a D.João IV).




  • Sala das Armas e Sala Amarela

 A Sala Amarela tem as paredes forradas de seda amarela (ilusão à Faculdade de Medicina), apresentando retratos de reitores desta Universidade. (Imagem à esquerda)


A Sala das Armas acolhe as armas da extinta Guarda Real Académica, utilizadas nas cerimónias académicas. (Imagem à direita)





  • Capela de São Miguel
A Capela de São Miguel cujo estilo decorativo está patente no Portal Manuelino lateral, nos janelões da nave e no arco cruzeiro.  O órgão, em estilo barroco, foi construido em 1733 por Frei Manuel Gomes, permanece ainda funcional.
Era proibido tirar fotos lá dentro por isso não tenho fotos da Capela por dentro, só por fora.



 Claro que este post serve para vocês ganharem o interesse de passar por este monumento, mas também dar-vos a conhecer algo que é nosso (Português), visitem não se vão arrepender, deixo aqui ainda algumas fotos do recinto.
Obrigada até à próxima.



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário