13 de junho de 2016

Saudade



Saudade… o que será isso? Será algo que sentimos simplesmente quando alguém esta ausente ou será algo ainda mais complexo do que isso? 

As vezes sentimos saudades de coisas tão banais, coisas que quando as temos se calhar não lhe damos valor, nem ligamos, mas quando as perdemos parece que eram algo que já não sabemos viver sem, estão a ver aquelas conversas, as descobertas, os sonhos, os risos e também os momentos que partilharam com aquela pessoa especial.
 
E quando a perdemos? 

Aí sim a saudade vem ao de cima, ela vai apertar bem dentro do peito, vai dar vontade de ligar só para poder ouvir aquela voz que tanta falta nos faz; sabem quando no nosso grupo de amigos alguém vai para fora e vai ter de se afastar e parece que fica incompleto e quando chega a hora das despedidas abraçar-nos e entre estes abraços uma lágrima solta-se sem darmos por ela. 

Tenho saudades de muitos acontecimentos que marcaram a minha vida, quando vejo aquelas fotos antigas, aquele local que me faz lembrar pessoas que já não vejo há muito tempo ou que nunca mais voltarei a ver, quando sinto cheiros, quando o passado está presente a toda a hora. Até da minha infância aqueles momentos em que tudo era muito simples não precisávamos de fazer nada, o meu primeiro amor, o segundo, o penúltimo, o deste momento, o medo de não estar a aproveitar o presente não estar a fazer tudo sem ter medo do que aí vem, até do futuro se tem saudades, aquele que nos idealizamos mesmo sabendo que talvez não seja assim que aconteça. 

Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei! De quem disse que viria e nem sequer apareceu, aquele que disse que não sairia e acabou por abandonar sem dizer nada, simplesmente se afastou, daquele que apareceu por uns minutos sem tempo de me conhecer como realmente sou, principalmente sinto saudade daqueles que foram e de quem não me consegui despedir direito. Dou por mim a sentir saudades de coisas que nem sei se existem, coisas que tive e acabei por deitar fora como se fossem lixo.

Quantas vezes temos vontade de encontrar aquelas coisas que não sabemos como fazer ou onde estão só para poder combater aquela saudade que sentimos daquilo que acabamos de perder como se fosse só para tapar aquele buraco deixado por algo que fugiu. Será que não exprimimos corretamente os sentimos que temos pelas outras pessoas e por isso é que falamos tanto da saudade? Talvez seja mais fácil dizer que temos saudade em vez de combater contra ela, até porque ela costuma fazer sofrer, faz-nos ficar tristes e sentir também culpa.

Saudade é não saber e tentar imaginar onde está quem queremos, é a nostalgia do que não conseguimos esquecer, é ficar à espera do dia, o lugar e o momento de dizer “eu sinto saudades”.

Sem comentários:

Enviar um comentário